A SEGUNDA CONQUISTA DO MÉXICO PELOS ESPANHÓIS


Num post anterior escrevi um pouco sobre a invasão da gastronomia peruana no México e a introdução de seus pratos tradicionais em restaurantes locais. O que não é novidade para ninguém é a invasão espanhola sofrida pelos mexicanos no início do século XV. É claro que não vou falar aqui sobre a conquista do Império de Montezuma pela Espanha, a qual ocasionou numa distruição de uma das civilizações mais sólidas da história. Criei essa introdução apenas para poder falar dos bons restaurantes espanhóis na capital do México e suas deliciosas tapas e seus gaspachos, batatas bravas, coquetes de jamon e etc. Visitei vários restaurantes da categoria na cidade e escolhi três deles para indicar como aposta certa de um ótimo atendimento e ótimos pratos.
Lagostin com sal do Jaleo
O primeiro, o Jaleo, já foi citado num post sobre a região de Polanquito, mas merece repeteco. Num ambiente pequeno e despojado com poucos lugares, de mesas e bancos de madeira rústica, está instalado um autêntico o bar de tapas e pratos tradicionais. No cardápio destaque para o Jamón Ibérico acompanhado de pan de tomate, os lagostins com flor de sal, o tradicional gaspacho e a famosa batata brava com molho bem picante. Alguns pratos são servidos em duas opções, tapas ou porções.
Alcachofra aos 4 queijos do La Acetuna
Também na região de Polanco o restaurante La Aceituna é um outro bom representante da gastronomia espanhola na Cidade do México. Num clima também informal, a casa oferece clássicos e algumas criações que agradam muito os jovens que frequentam e local e o transforaram num point bem animado. Batatas bravas com molho picante e jamon con pan de tomate são as opções imperdíveis dos clássicos. No quesito criação não deixe de provar a alcachofra aos quatro queijos, pois é incrível!
Ravioli com recheio de pato do Tezka
Deixei o melhor para o final. Lozalizado no Hotel Royal, na Zona Rosa, o restaurante Tezka se diferencia dos dois primeiros por ter um ambiente bem requintado e por oferecer uma cozinha espanhola de autor.  A casa se divide em três distintos ambientes, um salão principal, uma bonita terraça e uma sala reservada para reunião de negócios e celebrações privadas. Sob o comando do chef Juan Mari Arzak, o Tezka surpreende do ínicio ao fim, ou seja, da entrada à sobremesa. Para começar vá de ravioli recheado de pato com purê de batata doce e vinagrete de tomate e molho de pato ou Creme de lentilhas com ragú de pato  com juliana de verduras. Codorna grelhada recheada com foie com maçã assada e Cordeiro confitado com brocheta assada de frutas vermelhas foram as boas surpresas como prato principal. E para encerrar, com muito estilo, Rolinhos de marmelo recheado de mousse de queijo com calda de maracujá com amêndoas.


0 comentários:

Postar um comentário

 
COMER COMPRAR VIAJAR © 2011 | Personalizado por Cantinho do Blog,Layouts e TemplatesPersonalizado aqui